Logo primary
Logo secondary
Filipa Santos 's Profile
Filipa Santos
Details
Joined:
23/02/2011
Last Updated:
29/06/2011
Location:
Fojo, Leiria, Portugal
Climate Zone:
Mediterranean
Gender:
Female





My Projects

(projects i'm involved in)


Projects

(projects i'm following)

Internatinal permaculture research centre Quinta dos Melros O FOJO Permaculture | Integral Education Center
Followers
Ângela Gonçalves Claudian Dobos Eden Gal Francisco Amaral Gabriel Sandu Gonçalo Pais Hubert de Kalbermatten João Gonçalves Jon Holland Kathleen McCann Miguel Ângelo Leal Paulo Bessa Pedro Serpa Pedro Serpa Vimal Desai
Following
Bruno Tambellini Christopher Paul Ripley Claudian Dobos Filipa Simoes Geoff Lawton Gonçalo Pais João Mineiro Joao Carlos Leitao Jorge Crespo Juliano Riciardi Lesley Anne Martin Luis Silva Maurício Umann Tiago Lucena Tina Lymberis

Back to Filipa Santos's profile

2º Curso de Introdução à Permacultura por Donativo n'O Fojo

Posted by Filipa Santos about 11 years ago

O Fojo é um projecto de Permacultura que está a ser implementado desde 2009, liderado por nós, Maurício e Filipa! Desde então decorre um processo de aprendizagem pela prática, onde temos vindo a trabalhar com total dedicação e seriedade. A componente soci

At O Fojo - Portugal:

2º Curso de Introdução à Permacultura por Donativo*
23 e 24 Fevereiro 2013 n’O Fojo (Alvaiázere – Almoster)
Chegada até às 20h do dia 22

Facilitador Maurício d’O Fojo
Co-Facilitadora Filipa d’O Fojo

O Fojo é um projecto de Permacultura que está a ser implementado desde 2009, liderado por nós, Maurício e Filipa! Desde então decorre um processo de aprendizagem pela prática, onde temos vindo a trabalhar com total dedicação e seriedade. A componente social deste projecto cedo se revela como sendo a nossa vertente principal de intervenção, O Fojo são as pessoas. Neste sentido e tendo em conta o contexto que estamos todos a viver, sentimos cada vez
mais a necessidade de partilhar o que sabemos. O conhecimento que
adquirimos até hoje deve estar ao alcance de todos. O Curso de Introdução à Permacultura por Donativo n’O Fojo vem dar resposta a esta vontade.

“Permacultura é um sistema de design que reconcilia as comunidades humanas com os imperativos ecológicos de um planeta vivo.”
Ben Haggard

Tópicos gerais do Programa:
Energia, recursos naturais, economia, degradação ambiental e alterações climáticas
Notas históricas sobre a Permacultura
Ética e Princípios da Permacultura
Zonas e Sectores
Padrões Naturais
Biodiversidade
Água, solos e climas
Método de Design em Permacultura
Construção Natural e Bioclimática
Permacultura Urbana
Movimento de Transição
Filmes, jogos, slides e exercícios práticos (observação, análise e projecto)

Contará ainda com a projecção de Filmes e tertúlia/convívio à noite.
Estão programados intervalos na parte da manhã e da parte da tarde, bem como 1h30 de intervalo para os almoços.

Onde?
N’O Fojo – Permacultura, que se situa a cerca de 25Km de Pombal, mais precisamente entre Ansião e Alvaiázere. Receberás todas as indicações para cá chegar assim que a tua inscrição esteja confirmada através do nosso e-mail.

Quando?
O curso decorrerá nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2013, com chegada no dia 22 de Fevereiro (a partir das 14:00h, até às 20:00h).
Os participantes são bem-vindos a partir das 14 horas, para acreditação, acampamento em tenda própria e para jantar.

Alimentação:
Pretendemos que esta seja uma experiência rica a todos os níveis! Para além de podermos desfrutar da beleza natural do local e das suas soluções criativas e sustentáveis, todas as refeições (3 principais e 2 lanches p/ dia) estão incluídas, com alimentos provenientes de agricultura biológica/local.
IMPORTANTE: Avisa-nos se tens alguma restrição alimentar.

*Donativo/Investimento Ético:
Nos Cursos de Introdução à Permacultura com este mesmo formato que temos vindo a facilitar para mais de 200 pessoas, os valores situam-se entre as 80 e 90 Hortas, sendo que disponibilizamos 3 a 4 vagas para desempregados, entre as 40 e 50 Hortas. Os valores acima descritos incluem a formação, alimentação biológica/local e livro de conteúdos, cobrindo os custos e retribuindo o trabalho dos facilitadores. Pretendemos desta vez que sejam os participantes a valorizar toda a informação, experiência, alimentação, material impresso e condições do espaço em que os vamos receber.

Terás direito a: 2 dias de Curso teórico e prático + Livro de conteúdos + Alojamento em tenda própria na nossa zona de acampamento + Banho quente + Alimentação vegetariana biológica/local (refeições principais e lanches)

O que pretendemos com o sistema de donativos?
Propomos um novo sistema de retribuição: a Cadeia de Dádiva.
O Fojo cobriu todos os custos do 1º Curso de Introdução à Permacultura por Donativo n’O FOJO: impressão do livro, alimentos, gás, água, combustíveis, preparação, etc. e ofereceu aos participantes a formação, para que estes pudessem participar.

Damos-te agora a oportunidade de fazer parte desta Cadeia de Dádiva que estamos a criar. Através da valorização/valor doado mais e mais pessoas poderão fazer este Curso de Introdução à Permacultura por Donativo n’O FOJO.

Assim, este 2º Curso de Introdução à Permacultura por Donativo n’O FOJO é-te oferecido pelo donativo dos participantes do 1º Curso: Pedro, Cláudia, Felisberto, Sílvia, Nelson, Filipa, Cátia, Inês, Olga, Margarida, Carlos, Marta, Miguel, Sílvia e João!

Informações e Inscrições:
Para garantires a tua vaga, deves efectuar a tua inscrição o quanto antes e até, no máximo, ao dia 20 de Fevereiro de 2013. As inscrições são aceites por ordem de chegada de e-mails e as vagas são limitadas a 15 participantes.

A tua inscrição deve ser acompanhada de COMPROMETIMENTO pois não a daremos a mais ninguém.

Ajuda-nos a divulgar esta iniciativa!

Para inscrições entra em contacto através do E-mail [email protected] ou através do telefone 912 443 597.

Participa!

Imagem cartaz 2%c2%ba cip donativo fojo mail

Comments (0)

You must be logged in to comment.

My Badges
Aid worker Member

Report Filipa Santos

Reason:

or cancel

Hide Filipa Santos

Reason:

or cancel

Hide 2º Curso de Introdução à Permacultura por Donativo n'O Fojo

Reason:

or cancel

Report 2º Curso de Introdução à Permacultura por Donativo n'O Fojo

Reason:

or cancel